10 de dezembro de 2010

Maria Farinha - Um paraíso no litoral norte de Pernambuco

Existe uma praia do litoral norte pernambucano, de águas rasas e claras, aonde se pode andar com água até o joelho.
Existe uma praia do litoral norte pernambucano, de águas rasas e claras, aonde se pode andar com água até o joelho. Um paraíso formado por coqueiros e manguezais que emolduram sua beleza natural. Este local se chama Maria Farinha, localizado no município de Paulista, 25 km da capital Recife, é muito procurada para prática de esportes náuticos e passeios de ultraleve.

Muito se fala nas praias do litoral sul de Pernambuco, como Porto de Galinhas, Muro Alto, Tamandaré. Claro que todas elas são maravilhosas. Mas no litoral norte do estado também há muito o que se conhecer, a exemplo das suas praias de grande beleza e boa infra-estrutura.

O melhor exemplo está na praia de Maria Farinha, que pertence ao município do Paulista. E o melhor: ela está bem pertinho da capital, a apenas 40 quilômetros

Primeiro, vamos tirar uma dúvida: por quê o nome Maria Farinha? A explicação é simples, é assim que se chama o minúsculo crustáceo, da mesma família do caranguejo, que há muito aparece nas praias pernambucanas, especialmente naquele lugar. A praia em si, tem areia fina e branca e águas calmas, ótimas para um banho de mar tranqüilo, especialmente para as crianças. Se você achar que há um número grande de “mato” na beira-mar e pensar que é sujeira, não esquente a cabeça, é apenas sargaço. Faz parte da própria natureza.

Vale observar que a praia se desenha em forma de pontal, o que dá para ter uma boa visão de outros locais. A infra-estrutura local é muito boa, abrigando vários restaurantes, hotéis, pousadas, resorts e até mesmo um grande parque aquático, com toboáguas, piscina de ondas e tudo mais. Nos restaurantes, o cardápio é bastante variado, agradando tanto a quem aprecia os bons frutos do mar quanto a quem procura algo diferente. Para quem procura algo mais rústico, de fácil acesso e preços normalmente camaradas, vale tentar uma das barraquinhas instaladas na própria praia, para não sair de lá nem na hora que a fome chega.

As belezas naturais de Maria Farinha também se mostram através do vasto coqueiral que permeia a orla, e da divisão com o rio Timbó, o que faz do lugar um ponto perfeito para esportes náuticos.

Tanto é que muitas casas dali (das mais simples às mais luxuosas) têm seus próprios píeres e marinas para que as pessoas possam aproveitar tudo da melhor forma, seja com seu jet-ski ou lanchas, levando muitos até à ilhota da Coroa do Avião, em frente ao histórico Forte Orange, na Ilha de Itamaracá (a Coroa pertence a Maria Farinha e não à ilha, ao contrário do que muitos pensam), onde encontrarão restaurante, ponto de estudos de aves migratórias e poderão, na parte de trás da ilhota, pescar mariscos à vontade, pois esses moluscos são abundantes no local.

Na escolha de um lugar de praia para passar sua lua de mel, dê uma chegada ao litoral Norte pernambucano e aprecie toda a beleza que Maria Farinha tem a oferecer.

2 comentários:

  1. Esta ai um grande toque para os responsavéis do desenvolvimento turistico de nossa cidade. As belezas naturais estão aos olhos, basta apenas os responsaveis.

    ResponderExcluir
  2. De fato Maria Farinha é um dos lugares mais bonitos do nosso litoral, mas devemos salientar alguns pontos importantes:

    1 - Não há uma boa infraestrutura no local a ponto de despertar o interesse dos turistas, pois estes exigem muito mais do que uma bela paisagem;

    2 - A Coroa do Avião não é de Paulista. Há uma eterna disputa de posse entre Igarassu e Itamaracá para saber de quem é de fato aquele lugar que já está sendo altamente degradado, pois até construções já estão fazendo lá enquanto os "líderes governamentais" dos municípios brigam;

    3 - Paulista não tem e nunca teve uma gestão (não me refiro só ao prefeito, incluo secretários, vereadores e até a iniciativa privada) realmente preocupada com o desenvolvimento do turismo, existem projetos mirabolantes que nada ajudariam nossa cidade, graças a deus não saíram do papel.

    4 - Os mangues estão se acabando com a ação maléfica e danosa do homem, onde estes não se preocupam em conservar a natureza tão adimirada por eles mesmos.

    Como Turismólogo digo que Maria Farinha não pode tentar atrair uma demanda que não suporta e nem tampouco iria atender suas expectativas. Não pode querer fazer o suposto sucesso de Porto de Galihnas (aquele não é um destino de sucesso). Sua capacidade hoteleira é pífia diante do fluxo desejado pelos empresários envolvidos na atividade turística de lá.

    Em suma e de modo geral, Maria Farinha e nenhum outro lugar de Paulista NÃO está preparada para o Turismo, onde este setor requer muito mais do que dinheiro no bolso de empresários e construções de empreendimentos para receber as pessoas.

    Golbery Oliveira - Turismólogo.

    ResponderExcluir